sexta-feira, 2 de março de 2018


ARES DE OUTONO

Eis que chega o março. Depois de três meses de verão intenso, com suas peculiaridades, já podemos sentir o ar da graça do outono se aproximando.
O equinócio de outono no Brasil ocorre por volta do dia 20 e 21 de março. É um momento em que o Sol bate com igual intensidade em ambos os Hemisférios, Norte e Sul. Portanto, ele bate bem em cima da Linha do Equador, uma linha imaginária que corta o planeta ao meio. Neste período os dias e as noites possuem a mesma duração. O equinócio é um período intermediário entre o solstício de verão e o de inverno de um determinado hemisfério. Tal episódio da natureza acontece duas vezes ao ano, resultado do movimento de translação e de rotação da Terra. Esse é o momento em que as folhas secam e caem, os últimos frutos são colhidos e a colheita é guardada para o inverno. É preciso que as duas polaridades estejam em perfeita sintonia para que a Natureza possa se manter equilibrada.
Mas não é sobre geografia nem astronomia que desejo escrever. Quero mesmo é dizer que amo a estação do outono! O verão tem suas belezas, eu, entretanto, não sou devota dos seus encantos. O calor me deixa ansiosa, a ansiedade me faz suar muito mais do que o normal e ambos exaurem minhas forças.
Prefiro temperaturas mais amenas - o ar fresco invadindo minha janela, roçando meu rosto nas manhãs de outono, provoca uma química benéfica sobre meus nervos. Um ânimo especial toma posse de mim, renova minhas crenças e sonhos. Assim como alguns tipos de vegetação mudam, com a queda das folhas para adaptação à mudança de clima, meu humor também vai modificando. O sono melhora e a energia e disposição aumentam. Os sentimentos que já não cabem mais no meu coração se transformam, e no prelúdio do outono diluo minhas dores, abandono meus medos, encapoto  saudades e redesenho esperanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário