sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

VÉSPERA

A palavra que amanheceu na minha cabeça hoje é véspera. Do latim ‘vespera,ae’, à tarde, ao cerrar da noite. É o dia que imediatamente antecede aquele de que se trata. A véspera do feriado, do Natal, do Ano Novo, do casamento, do aniversário...
O dia da véspera sempre se sabe, menos a véspera da nossa morte. Este dia que embora seja certo, não conhecemos, tem véspera indeterminada.
Como sempre fui muito ansiosa, toda véspera de uma data importante, causava-me aflições, palpitações, até enjoos conforme a ocasião, independente do evento do dia seguinte ser bom, ruim, ou imprevisível. O tempo e a maturidade me fez ter controle maior sobre as emoções. Já não tenho palpitações, nem enjoos, embora ainda perca o sono. Véspera para mim não é palavra nem instante muito agradável. Metaforicamente podemos dizer que quem se antecipa muito a ponto de ficar ansioso ou nervoso está sofrendo antes da hora – daí surge a frase “o peru é quem sofre de véspera” – pois bem, eu sou como o peru.
Assim, bom mesmo no meu entender é o dia do fato, vésperas não. Gosto é da véspera de nada, só esta me deixa em grande sossego, me traz tranquilidade. Vésperas de viagem abomino, esconjuro. È uma gama de correrias, miudezas para ajeitar, atenção redobrada a esquecimentos, listinhas, ânsias...  Bom mesmo é a véspera de não partir nunca, como diz Álvaro Campos – heterônimo de Fernando Pessoa, num poema: Na véspera de não partir nunca, ao menos não há que arrumar malas, nem fazer planos em papel... Não há que fazer nada na véspera de não partir nunca...”.
Augusto dos Anjos, também deveria ter mau palpite quanto às vésperas, fato é que escreve em seu poema ‘Versos Íntimos’: “Toma um fósforo. Acende teu cigarro! O beijo, amigo, é a véspera do escarro”. Disse tudo.

5 comentários:

  1. Mais brilhante que suas idéias só a luz do seu ser. Magnífica!
    -Deric

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deric, meu querido, obrigada pela leitura e pelo carinho. Já te amo de verdade!!!

      Excluir
  2. A pressão q sofremos é um gatilho para desenvolver uma ansiedade, uma tensão, esta dificuldade de relaxar,para q tudo dê certo. Fico com dor de barriga, me percorre um friozinho mas é esta a reação do meu corpo falando q algo ñ tá bem. Me identifiquei com tuas palavras, Dena.

    ResponderExcluir
  3. Dena! Essa imprevisibilidade do dia é a única certeza da véspera. As expectativas são cegas e nos enganam. Não esperamos um dia normal e nesses sim é que podemos nos surpreender! Desejo que tu tenhas muitos dias comuns de muitas surpresas felizes!

    ResponderExcluir
  4. Mana disse tudo, amei esse texto, sofrer de Véspera e angustiante, aprender a controlar é difícil mas não impossível.
    Bjus Mana querida.

    ResponderExcluir