sexta-feira, 24 de novembro de 2017


Na onda da Black Friday
Black Friday é uma expressão em inglês, que significa Sexta Feira Negra. É a sexta feira depois do dia de Ação de Graças. Este termo teve origem nos Estados Unidos, e é um dia especial porque as lojas fazem grandes descontos, e por isso muitas pessoas compram presentes para o Natal. Ocorre na última Sexta Feira do mês de Novembro. Black Friday pode também se referir a qualquer sexta-feira em que ocorra uma calamidade pública. Nesse caso, a explicação se deve ao fato de a cor negra ter sido historicamente associada a conceitos negativos, como em “mercado negro” e “ovelha negra", entre outras expressões. Os varejistas americanos logo perceberam que essa seria uma excelente oportunidade para criarem um dia de liquidações especiais atraindo mais consumidores.
Reeditando o modelo americano, as empresas brasileiras entraram na onda das super ofertas. Neste mês de novembro não há loja que não tenha promoções especiais. Peguei carona e fui procurar a Black Friday que me importava: um bom colchão a preço justo. Um colchão cuja relação entre o investimento, valor gasto, e o que se recebe como lucro me desse um bom resultado de satisfação.
Romaria pelas lojas, conversas com vendedores, todos muito simpáticos, mostrando as qualidades do produto. Uns de espuma, outros de molas simples ou ensacadas, uns de tecido frio, que transpira, antialérgico e o escambau.  Ao fim de umas duas horas eu já havia me deitado em vários colchões, obtido inúmeros orçamentos, todos com super descontos da sexta-feira negra. Estava cansada, indecisa e irritada.
Voltando pra casa, lembrei-me do colchão de pano de algodão e palhas de milho secas onde dormi toda minha infância e parte da adolescência. Não havia outras opções, ofertas, promoções. O sono era profundo, tranquilo, reparador. As sextas-feiras eram apenas o último dia da semana e novembro o prelúdio do mês natalino. E a vida tinha mais graça!


Nenhum comentário:

Postar um comentário