sexta-feira, 22 de setembro de 2017

EXPRESSÕES VIRTUAIS

Hoje a forma mais usual de nos comunicar é através das ferramentas virtuais. E as redes sociais são o meio rápido de expor nossas ideias e demonstrar nossos sentimentos de tristeza, alegria, raiva, entre outros. Quando os amigos estão de aniversário o ‘face’ nos lembra e, obrigatoriamente,  deixamos o recado de felicitações na sua página, com cartão, flores e até bolo. Quando se perde um ente querido, troca-se a foto de rosto da página virtual para um olho escuro com uma lágrima e a palavra ‘luto’.  Isto já desperta curiosidade e comoção na nossa rede. Resumimos nossas sensações através da expressão de um Emoticon ou Emoji. O termo emoticon é a aglutinação de duas palavras inglesas: emotion (emoção) e icon (ícone), e consiste na utilização de caracteres gráficos para representar emoções humanas. Eles servem para expressar emoções, o que se dá essencialmente por meio de caracteres tipográficos. Emoji é de origem japonesa e é considerado um pictograma, ou seja, uma imagem que transmite a ideia de uma palavra ou frase completa. Da mesma forma que o pesar, manifestamos uma felicidade ou gargalhada com o emoji chorando de rir; ou raiva com a carinha do ‘grrrrr’; tudo certo com o polegar para cima, que simboliza a aprovação ou consentimento de uma ideia ou opinião partilhada.
Pensando em tudo isso, me veio à mente o quanto estão abreviadas nossas manifestações de sentimentos. Há poucos dias morreu uma pessoa que teve um significado muito grande na minha vida, e tudo o que fiz foi postar um emoji de lágrima no espaço reservado aos comentários no post da notícia. Senti-me pequena, ínfima, de afeto reduzido.
Embora cada uma destas figurinhas tenha uma enorme carga de sentimento, nunca equivalerá ao abraço, beijo, aperto de mão, ao toque da pele. Mas as carinhas ganham cada vez mais importância na comunicação diária, tornando-se uma espécie de linguagem global. Será que chegaremos ao tempo que voltaremos a nos comunicar apenas por imagens em vez de textos como no Egito antigo?
De qualquer forma as figurinhas são muito divertidas, e quanto mais expressivo o traço, maior é a intenção de sentimento que se quer representar na mensagem.
E na onda dos emojis quero dizer que 

todos vocês queridos leitores. 







4 comentários:

  1. Parabéns Dena. Bem isso, usamos as "carinhas" para facilitar a comunicação. Como estamos longe, mais fácil uma figura, do que escrever : estou feliz, estou triste. Viva as carinhas!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei do texto por descrever a realidade. Eu acho o Facemais assemelhado a um "curtume", onde apenas se curte. Muitas vezes a pessoa está tão apressada que nem lê e já vai clicando o "curte". A grande maioria muda sua "cara", mas por dentro continua tudo igual ou pior... Gosto dos teus textos. Já vejo pintado mais um livro, embora possa demorar... Abraços! e bom findi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É professor Schierholt, parece que o 'curtir' virou uma espécie de termômetro para o sucesso ou não de um post. E as pessoas vão curtindo por hábito, não por gosto. Obrigada pela leitura e pelo carinho. Pretendo lançar sim mais um livro. Para o próximo ano, quiçá...Abração!

      Excluir
  3. Mana que verdade!!!!! Acabamos entrando no clima das carinhas e achamos tudo isso muito normal!!!!

    ResponderExcluir