quinta-feira, 24 de agosto de 2017

PRELÚDIOS DE PRIMAVERA

Este friozinho de arrepiar a pele e pelos dos braços, misturado com o cheiro das amoreiras, jabuticabeiras e azaleias florescendo nos pátios, ruas e praças, só existe nas manhãs desta estação. Quando o sol abre e esquenta, mangas e mantas vão se despindo dos corpos. O fluxo urbano aumenta: pedestres caminhando, correndo, pedalando...  E a cidade vira um rebuliço! E quem acorda mais cedo apreciará com mais afinco os odores das manhãs ensaiando a próxima primavera. Aqui no sul temos esta variação de temperaturas que remodelam nosso humor, deixando nossas vidas mais cheias de graça.  E junto com os odores das flores e frutas, as manhãs nos brindam com o canto dos sabiás, bem-te-vis e outras espécies que fazem festa já tenteando acasalamentos. Coroando todos os cheiros está o do café passado, que sai das cafeterias e casas da vizinhança, cortando os ares, penetrando nas janelas escancaradas.
São belezas e pequenos prazeres que a vida nos oferece e que na maioria das vezes, por conta dos compromissos, da agenda lotada, da correria, passam discretos, sem nosso olhar mais atento. E o que passa, já foi. Só amanhã, talvez com sorte, teremos novamente uma manhã com cheiros, cantos, sabores e amores.
Se tiveres um tempo, pare, ouça e sinta, tome consciência. Porque se não estivermos atentos, a vida corre despercebida e este momento único não se recupera mais. Sinta tuas manhãs de forma insólita, porque depois de hoje tudo é possível: o canto pode silenciar, a amoreira e jabuticabeira secar, a azaleia murchar e o café esfriar...

É a graça que passa para todos. 

4 comentários:

  1. é só a primavera dar o ar da graça, uma explosão de cores e cheiros nos invade.
    Gosto desta tua linguagem despojada, dá gosto ler de um fôlego só. Sou tua fã.

    ResponderExcluir
  2. Ai que lindo!!!!!! Primavera despontando com seus encantos.

    Bjus Mana

    ResponderExcluir
  3. É SAUDÁVEL PODER PERCEBER ESSAS SUTILEZAS DA NATUREZA. É REALMENTE COMOVENTE MINHA QUERIDA IRMÃ

    ResponderExcluir